segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O surgimento e expansão do "Stand-up comedy"





Uma forma diferente fazer humor vem fazendo sucesso no Brasil e em outras partes do mundo há alguns anos. O stand up comedy, tem suas origens em variadas tradições do entrenimento norte americano do final do século XIX, inclunido o vaudeville (teatro de revista), e alguns monólogos humorísticos.

A maioria dos comediantes eram vistos como "contadores de piada", que animavam a platéia antes da abertura de alguns eventos, ou detinham a atenção do público durante os intervalos. Os pais desse tipo de humor eram os mestres de cerimônia, como eram chamados na época de ouro do rádio dos EUA, Jack Benny,Fred Allen e Bob Hope, que vieram do vaudeville que geralmente abriam seus programas com espetáculos cômicos.

Depois de algum tempo, esses chamados "mestres de cerimônia" começaram a aparecer em alguns clubes noturnos, abrindo shows de bandas e outros artistas.

Os tópicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversário esquecido. Era comum que os programas de televisão de variedades se dividissem entre esses monólogos de abertura, números musicais seguido de quadros e esquetes. Os convidados eram variados e incluíam outros comediantes do rádio da época, como George Burns e Grace Allen. Com a fama e o sucesso desses humoristas, o público começa a frequentar os clubes apenas pelas aberturas cômicas e logo os apresentadores se tornam o próprio show.

(Jack Benny: Um dos introdutores do Stand up comedy)


A partir do final dos anos 50, começo dos anos 60, começaram a surgir os primeiros clubes específicos para a prática da comédia.Com essas casas, começou a surgir também uma nova geração de comediantes que explorava muito questões políticas, raciais e humor sexual. A explosão do gênero se deu mesmo nos anos 70, com muitos artistas conhecidos nacionalmente.

No cinema e na TV, o stand up teve seu "boom" com a criação de programas como Saturday Night Live e The Tonight Show lançaram carreiras de outras tantas estrelas de stand-up. Richard Pryor e George Carlin, seguindo o estilo de Lenny Bruce, se transformaram em ícones da contracultura.

Steve Martin e Bill Cosby tiveram nível similar de sucessos com números mais suaves. Muitas estrelas do stand-up obtiveram grandes contratos com a televisão e também com estúdios de cinema, como Robin Williams, Eddie Murphy e Billy Crystal. Há uma nova explosão de locais para comédia, espaços para artistas locais e até para comediantes em turnê por várias cidades.

Nos anos 80 com o advento da HBO (que pode apresentar os comediantes sem censura) e outros canais a cabo como o Comedy Central contribuíram para o boom do stand-up comedy.





No Brasil, a cultura do Standy up é nova. Humoristas como Diogo Portugal e Bruno Motta já haviam participado com apresentações nesse gênero no Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro em 1996 e 1998, respectivamente – e curiosamente, eram os únicos a utilizar o estilo num festival criado por Wilson Cunha com esse objetivo.

De volta à Curitiba, Diogo comanda noites de humor variadas onde ele apresenta, entre outros, números de stand up bem como Bruno, que em Minas estréia seu solo "De Pé!" além de fazer shows com outros humoristas. Paralelamente, Fernando Ceylão também exercitava o gênero no Rio de Janeiro, estreando diversos espetáculos solos.Os três se encontram no Risorama, criação de Diogo Portugal dentro do Festival de Teatro de Curitiba desde 2003, apresentado por Nany People.

Fernando Ceylão se juntaria aos redatores da Globo Cláudio Torres Gonzaga e Fábio Porchat, além do ator Paulo Carvalho e Fernando Caruso para criar o Clube de Comédia em Pé, que estréia no Rio Design Leblon. Caruso, porém, não participa das primeiras apresentações pois acontecem às terças-feiras, mesma data de seu espetáculo Z.É. Zenas Emprovisadas. O Comédia em Pé é o primeiro grupo de stand up no Brasil, sendo criado no Rio. Algumas semanas depois, em São Paulo, o grupo que se reunia pela internet em São Paulo lança o Clube da Comédia Stand Up, no bar Beverly Hills.

O Comédia em Pé prossegue suas apresentações no Rio já com Fernando Caruso, mas sem Fernando Ceylão, que passa a investir em sua carreira de autor e diretor. Em São Paulo, o Clube da Comédia ganha o reforço de Diogo Portugal, mas deixam o grupo Henrique Pantarotto e em seguida, Márcio Ribeiro.

A entrevista de Diogo Portugal no Programa do Jô é definitiva para chamar a atenção para o gênero. Ele menciona os diversos shows de que participa e atrai público e mídia para os bares em que se apresenta. No Rio, o Comédia em Pé passa a se apresentar em teatros, ficando em cartaz nos dois extremos da cidade simultaneamente.

Em Belo Horizonte, Bruno Motta cria o ImproRiso, que reúne comédia stand up, personagens e cenas – futuramente o projeto migraria para São Paulo apenas com comediantes stand up. Em Curitiba, alavancadas por Diogo, surgem outras noites de humor stand up. Em São Paulo, Danilo Gentili que acabara de entrar no Clube da Comedia, convida Márcio Ribeiro e reúne jovens humoristas que freqüentavam o Clube para criar o Comédia Ao Vivo: Dani Calabresa (Daniella Giusti), Luiz França e Fábio Rabin.

Para quem nunca viu, ou nunca teve interesse em ver , deixarei abaixo vídeos com alguns standp up comedy, famosos no Brasil.

Comédia de Rafinha Bastos:






Stand up comedy com Danilo Gentili:



por Felippe Benhur