(Patton)
Dez anos depois do primeiro filme da historia (Roundhay Garden Scene) filmado em 1888, o cinema já lançava o seu primeiro titulo no genero guerra (Tearing Down the Spanish Flag) ou em português, Derrubando a Bandeira Espanhola, filmado em 1898, que tem como tema a guerra Hispano-americana - o filme foi feito no mesmo ano da guerra - . Mais de um século de passou e o genero guerra ganhou muitos títulos e melhores recursos técnicos.
Mas com tantos os avanços tecnológicos parece que Hollywood resolveu mudar a cultura dos filmes de guerra, porque antigamente os filmes tinham uma preocupação maior em contar a historia, hoje os filmes estão mais romantizados e a guerra é apenas um pano de fundo, filmes como "O Resgate do Soldado Ryan" que por um lado tem a melhor cena de todos os tempos de "operação Netuno" - desembarque nas praias na Normandia, não confundir com o dia D, que para muitos é apenas o desembarque - é um filme que poderia ser passado perfeitamente em qualquer outra guerra que o romance não perderia seu sentido.
Antigamente por não ter tantos recursos tecnologicos como os de hoje, as locações eram espetaculares e contavam com um verdadeiro exercito de figurantes, muitos diretores usavam helicópteros para filmar cenas panorâmicas, como em "O mais longo dos dias" ou "Waterloo", atraindo os amantes do genero guerra, que gostam de historia e de sangue.
(O mais Longo dos dias)
Atualmente vale mais o romance, mostrando os conflitos pessoas que os soldados tem que enfrentar como no filme "Soldado Anónimo" e a HISTORIA vai para o ralo. Com tantos recursos tecnologicos não é mais necessario procurar locações para filmagens, basta um galpão pintado de azul ou verde com alguns figurantes que o computador faz todo o resto, mas todos esses avanços não preenchem o vazio que esses filmes causam na historia e fazem as pessoas irem atraz dos clássicos para se informar.
Parece que para Hollywood não tem mais valor contar a historia de um povo ou de um herói, o genero épico esta em baixa, talvez porque na era do "Crepúsculo", um filme desse tipo não gera dinheiro e fica na mão de alguns grandes diretos fazer um filme de guerra que preste. Vale mais fazer um romance com a guerra de fundo e alguns efeitos especiais
(O resgate do soldado Ryan)
Por André